Reflexão 07

A PALAVRA REITAKU (麗澤), ENCONTRADA NO LIVRO DAS MUDANÇAS, SIGNIFICA QUE O SOL QUE BRILHA NO CÉU VALORIZA, ENRIQUECE E NUTRE TODA CRIATURA NA TERRA.

Reitaku-to-Wa Eki-no Go-ni Shite, Taiyo Ten-Ni Kakarite, Bambutsu-O Megumi Uruoshi Sodatsuru Gi Nari
No ano novo de 1937

A palavra Reitaku encontra-se no clássico chinês I Ching (Livro das Mutações) da seguinte forma: Rei (麗) significa “estar conectado”. O sol e a lua têm seu lugar no céu. Todas as sementes, capins e árvores têm também seu lugar na terra. O duplo brilho (dos dois trigramas) se une ao que é correto e o resultado é a transformação e a perfeição de tudo sob o céu.¹

O sol e a lua estão conectados ao céu e por isso iluminam todas as coisas; as sementes e as plantas estão conectadas a terra e por isso elas podem florescer e dar frutos. E, se os governantes estiverem conectados no caminho correto por meio das virtudes resplandecentes, a nação inteira poderá ser educada corretamente.

Estas palavras revelam o estado de espírito e o caminho de vida daqueles que seguem a Moral Suprema. Ou seja, de forma análoga ao sol e a lua que irradiam a luz e o calor infinitamente, o homem da Moral Suprema cuida de tudo e de todas as pessoas – de forma justa e desinteressada –, e com sabedoria e benevolência.

¹ Yi King, I Ching, ou Yi Jing, Ver The Yi King, traduzido por James Legge (Oxford: Clarendon Press, 1899), p. 237.