Reflexão 24

Huang Ti, Yao e Shun mantinham seus estados bem governados, apesar dos seus trajes informais.

Kou Tei Gyou Shun Ishou O Tarete Tenka Osamaru, Fonte: I Ching, Livro das mutações

Huang Ti, Yao e Shun, considerados os governantes Grandes Mestres da Antiga China, com sua simplicidade e mesmo em trajes informais e pouco vistosos, conseguiam manter a ordem no país naturalmente.

Se uma pessoa em posição de liderança vive em sintonia com as leis do Universo, tudo se organiza naturalmente. Todos os seres do Universo trabalham diuturnamente em prol de outros, isentos de egoísmo e sem nada exigir como retorno. Se o homem deixar de lado o egoísmo e conseguir alcançar a benevolência, trabalhando em prol da paz, da tranquilidade e da felicidade da humanidade, todas as organizações se harmonizarão. Esta é a lei do Universo.

Entretanto, como todos pensam apenas nos seus interesses e vantagens, por mais que batalhem, nada resolvem e acabam levando uma vida intranquila. Se, deixando de lado o espírito egoísta, praticarmos a autorreflexão, a benevolência e a sinceridade, baseados na Moral Suprema, estaremos em sintonia com a lei da evolução da humanidade e todas as questões se resolverão com naturalidade.